terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O SUOR DO DIA DE UMA ESTAGIÁRIA

Acompanhei por um dia a rotina de uma estudante de jornalismo e sua jornada como estagiária.



“Acordo às 9hr, depois tomo o café, vou pro banho e me arrumo, almoço umas 11h15/11h30, por que às 11h45 eu pego uma carona com meu pai até a estação de trem - às vezes fico até 15 minutos esperando o trem chegar... da estação Prefeito Saladino, que é uma depois da Estação Prefeito Celso Daniel- Santo André, e vou até o Ipiranga... Dá uns 20 minutos de trem. Depois ando 15 minutos até o ponto de ônibus... Dependendo do dia e do trem também, porque atrasa ou vou rápido demais... eu chego e espero uns 10 minutos no ponto de ônibus ou tenho que sair correndo para não perdê-lo- como já aconteceu várias vezes- assim, chego 10 pra 13:00 na Assessoria... Tenho vale transporte só... e saio ás 19:00, vou correndo pra faculdade, chego 15 minutos atrasada, mas vale a pena”.

Assim - narrado por ela -, começa o dia de Tânia Baida, 21 - estudante do 6° semestre de Jornalismo- rumo ao seu estágio.


Mal acabou de chegar e Tânia já tem muita a fazer:

- Vamos, esta apenas começando!






A faculdade dá o conhecimento para desenvolvermos a habilidade com o estudo e com a aplicação das técnicas aprendidas, mas só o estágio oferece a oportunidade de aprendermos na prática, com o suor e com a mão na massa, enfrentando o mundo real e o dia a dia do jornalista e seu real papel e função no mercado.

Estagiário é tipo “Bombril”:
1001 utilidades.

- Vai Tânia, segura a barra e anota corretamente tudo o que o cliente deseja, e não esquece do release.






Momento de leitura, aproveitando para dar uma atualizada nos assuntos atuais.

- Assim você vai longe!





Como tudo na vida, a primeira vez é sempre mais difícil, e se você pensar que o estágio é como um bom treino, facilita. A dica é dar mais atenção aos relacionamentos, este é um aprendizado difícil, independente do status que você tenha.
A técnica você vai aprender de tanto insistir e logo vai ser difícil não estar fazendo sozinho. Sinta-se um atleta estagiário.
Se dedique muito, seja paciente, entregue sempre além do pedido, busque entender os processos como um todo, abra seus ouvidos: escute muito e fale só o que for relevante, controle a ansiedade... seja um atleta dedicado.

Concentração com o feedback da colega de trabalho.
Aprendendo com os mais experientes.
- Estagiário sempre vai ter dúvidas; tenha humildade e esteja atento para aprender com os profissionais
.


O estagiário de jornalismo deve ser uma pessoa curiosa por natureza, querer sempre descobrir e aprender além do desejado, pois esse diferencial pode ser o quesito de maior relevância no mercado.
Estar informado com o que acontece ao seu redor e no mundo, gostar de ler também ajuda em muito para uma bagagem cultural e sempre trabalhar conforme a cartilha: com ética e

imparcialidade perante a notícia.

Mais um dia bem sucedido no estágio.
Amanhã tem mais...

- Ufa, que dia!!! Agora, se apresse para não chegar muito atrasada na Faculdade.





Acompanhe um bate bola com a nossa entrevistada:

DF: Qual sua função como estagiária?
Sou estagiária em uma assessoria de imprensa. Faço Follow Up, ou seja mantenho contato com os veículos de comunicação para sugerir pautas e notas, além de fazer clipping, que consiste em escanear, imprimir matéria e separar todos os nossos clientes por pastas. Costumo fazer notas para "soltar" na mídia também.

DF: É o seu primeiro trabalho? E estágio?
Tânia: Como estagiária sim, mas já fiz um freela na Editora Globo, Revista Crescer. Além de já ter trabalhado com outras coisas antes e durante a faculdade.

DF: carga horária?
Tânia: De segunda à sexta, entro às 13:00 hs e saio às 19:00 hs, vou correndo pra faculdade, chego 15 min atrasada, mas vale a pena.


DF: Preferência para área de atuação futura?
Tânia: Gosto muito de redação em geral ou telejornalismo.
Na verdade todas as funções desempenhadas pelo jornalista me interessam.


DF: Como ficou sabendo da oportunidade?
Tânia: Soube através do extinto grupo da Yahoo, vagas de jornalismo da Bartira Betini, que fazia um trabalho bem bacana, pena que esse grupo não existe mais.

DF: Etapas para sua recrutação?
Tânia: Meu currículo foi analisado e fui chamada para entrevista.


A chefe de Tânia, Heloísa Nunes, respondeu sobre sua estagiária:

DF: Quais foram os requisitos para a selecão?
Além da desenvoltura no dia entrevista e análise de seu currículo, gostamos dos trabalhos extras como voluntariado que já foram desenvolvidos pela Tânia.

DF: Quantos disputavam essa única vaga?
Selecionamos cinco pessoas para a entrevista.

DF: O que espera de seu desempenho? espectativas e cobranças?
Espero que ela possa aprender cada vez mais e que contribua para o bom funcionamento da nossa empresa.

DF:O estagiário(a) de jornalismo deve ser...
Deve ser uma pessoa dinâmica, pró-ativa, além de estar pronta para ajudar no que for necessário. E acima de tudo estar pronto para aprender.


Por: Marwin Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário